.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-08-31

 

O Farol do Bugio

Li no diário digital que a Associação Espaço e Memória, em Oeiras, sugere a criação de um museu e a organização de visitas guiadas no Verão ao Farol do Bugio.

Também tomei conhecimento que o Farol do Bugio, como seria de prever, se encontra em estado de degradação avançado.

Ora àquele espaço estão ligados muitos anos da nossa história, que interessa recuperar e difundir.

Ora isto requer estudo, investigação e a disponibilização actualizada e dinâmica dos resultados.

Ora tudo isto tem custos que podem ser recuperados se se usarem instrumentos adequados. Assim, sugiro a esta Associação que sensibilize interesses públicos e privados (estes ligados ao turismo da zona Estoril/Cascais) no sentido de apresentarem uma candidatura ao QREN turismo para um projecto de recuperação do Bugio sob a óptica do turismo da descoberta económica e depois a gestão profissionalizada do projecto integrado na visão referida.

Esse seria o melhor caminho pois, de futuro,a própria exploração geraria os fundos para manter o investimento e dinamizar a actualização e aprofundamento da história do Bugio.


Etiquetas: ,


 

Sobre acontecimentos vários na Madeira. ... transcrição de e-mail

Caros Amigos / Caríssimas Amigas,


Na Madeira, adjectivada de nova, as ribeiras a 20 de Fevereiro apenas destruíram obras do tempo de D. Manuel, a queda duma palmeira foi provocada por forças ocultas e os incêndios que destroem a biodiversidade, fracturam rochas e fragilizam o futuro da economia são obra duma poderosa organização terrorista florestal.

A quem governa há mais de três décadas uma Região com uma área de 796 Km2, inferior a metade do mais pequeno distrito de Portugal Continental (Viana do Castelo – 2255 Km2) não pode ser imputada a mínima responsabilidade na perda de vidas humanas, na degradação do património natural ou na destruição do património edificado.

Nesta Região Autónoma, mais próxima de Marrocos (796 Km) do que de Lisboa (978 Km), governada por um príncipe perfeito não há espaço para debate. Quem questiona, quem sugere soluções para os problemas, quem exerce os mais elementares direitos de cidadania sujeita-se ao insulto do UI (Único Importante), como se pode facilmente comprovar pelo conteúdo do link: http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/225046/madeira/225089-raimundo-preocupado-com-os-jardins-estragados

Os amantes da liberdade não podem ficar impávidos e serenos perante a impetuosidade da água, a fúria do fogo e a agressão verbal de quem está convencido que o Sol gira à volta da Madeira.

A Madeira está a arder há mais de quinze dias por incapacidade dos departamentos governamentais responsáveis pela protecção civil e gestão florestal e não por acção de qualquer organização terrorista, como ainda hoje a contra-informação pretendia fazer crer no Jornal da Madeira.

Na Madeira só conheço uma forma de terrorismo. O psicológico! A quem não presta vassalagem, a quem não pratica o “lambebotismo”, logo a central começa a difundir boatos, bilhardices, para denegrir, desacreditar, assustar quem ousa levantar a voz. O serviço fica completo pelas mãos duns peões, que sob a capa do anonimato e identidades forjadas, escrevem uma série de atoardas, recebendo umas migalhas como contrapartida.

Porque aprendi com a minha mãe, que os pequenos só jogam pedras às árvores que dão frutos e porque entendo que o poder dos votos não pode sufocar a racionalidade da ciência, continuarei a dedicar uma parte significativa da minha vida ao estudo do território destas ilhas e a intervir publicamente sempre que a minha consciência determinar.

Graças à Internet, que felizmente não gasta dinheiros do erário público e tem uma difusão incomparavelmente maior que o Jornal da Madeira, continuarei educadamente a opinar sobre a minha Madeira que, após um longo e esgotado período de crescimento betonado, deve entrar no trilho do desenvolvimento sustentado.

Saudações ecológicas,

Raimundo Quintal


2010-08-30

 

Jantar com a mesa do lado

Estava numa de jantar e ver o desenrolar do jogo do Sporting.

Afinal, acabei por jantar com a mesa do lado, porque falavam de tal maneira alto que como nas telenovelas não é preciso estar muito atento que se apanha o fio à meada.

Então qual era a composição da mesa do lado? Interessantíssima. Um casal de jornalistas reformados, o supersumo que alguma vez existiu à face da terra e um Prof. Catedrático. Uma boa paella. Se não se escreve assim peço desculpa.

De vez em quando, num ou noutro intervalo do jogo, ia ouvindo uma frase bombástica.

Do Prof. ouvi esta de antologia, a merecer chamada à primeira página. Para isso lá estavam os jornalistas. Dizia o prof sobre os seus colegas de Faculdade que vão à TV ou comentam em jornais. São todos uns vendidos. Não são puros, são uma mercadoria E então dispara a bomba: têm o intestino grosso ligado ao cérebro. Já vi/ouvi isto ou parecido e o nosso povo costuma dizer: dores de corno. Exactamente assim.

Do casal de jornalistas eram tudo quanto de bom sobre a terra existiu.

Agora nada presta. Não há jornalistas de jeito. Todos feitos com o poder.

São todos uns vendidos e iam dizendo os nomes que me abstenho de referir, por respeito, atravessando todos os orgãos de comunicação social.

Tive curiosidade de perceber quem era esta gente. De onde lhes vinha esta traça tão pura e púdica, embora tenha ficado com alguma ideia.

Mas contive-me.

Poderia apanhar algum grande dissabor, embora na vida já nada me espante

 

Carlos Cruz pressiona a justiça?

Ouvimos e lemos na comunicação social que Carlos Cruz pode denunciar casos de nomes que diz constar do processo e não investigados.

Não percebemos o porquê deste "assunto" só agora vir à baila se, de facto, tem consistência.

  • Porque razão Carlos Cruz não falou deste assunto mais cedo?
  • É para adiar ainda mais o processo a fim de ser arquivado?
  • É uma forma de pressão sobre os juízes?
  • Poderíamos pensar numa infinidade de perguntas.
É a nuvem e quem continua mal é a justiça portuguesa e com muita culpa própria.

Para o cidadão comum mais um descrédito em tudo.

Etiquetas: ,


2010-08-29

 

De vilão a herói

Ontem, nasceu um herói na Luz.

O jogador Roberto, guarda redes, recentemente transferido de Espanha por um balúrdio (8,5 milhões de euros) já teria sido despachado se Jesus não o tivesse segurado.

Certamente, será muito melhor que um tal Pongole por quem o Sporting também pagou um balúrdio (6,5) e que acaba de despachar à procedência.

Mas, ontem, foi o dia de S. Roberto que até estava no banco de suplentes e que entra para substituir o seu colega que levou vermelho, o árbitro marca penalti e Roberto entra e defende.

Azar para o Setúbal e dia feliz para "o vilão" Roberto.

Como aqui escrevi não era só Roberto que vinha a falhar. Todos falhavam, o Benfica perdia e Roberto levava com as favas todas, a dele e dos outros. Ainda ontem o penalti foi isso para o guarda redes que saiu.

Vamos esperar para ver por quanto tempo Roberto continua herói.

 

Mil carteiristas identificados. Só em Lisboa

Bem pensava e penso que haveria muitos mais. Mas 1000 são apenas os identificados pela polícia. Pelo menos, é o que nos diz a primeira página do DN de hoje.

Certamente os outros que eu penso não são casos de polícia.

Estes 1000 têm uma composição muito interessante. 100 são mulheres e aqui há uma grande margem de progressão, como se diz em linguagem futebolística. A "embaixada estrangeira" já é significativa. 200 são de países do Leste europeu, onde predominam os romenos. Os brasileiros, segundo o jornal referido, já contam com umas dezenas. E ainda há os de norte de África e outros que actuam lá mais para o Rossio.

Há equipas mistas de portugueses com carteiristas de outras origens e uma ensinança pelos portugueses das outras comunidades, uma transmissão de conhecimentos. É a internacionalização no gamanço. Ainda aparecerão de futuro escolas profissionais, pois a profissão está a dar!.

Nos tempos que correm "a profissão de gatuno" não vai má. A maioria embolsa aí 1000 euros/dia. E sabendo-se que muitos deles só actuam nas horas vagas pois acumulam com uns biscates de assaltos a lojas e a casas particulares e ainda por cima limpinho de impostos, não deixa de ser um boa actividade. E há mercado diversificado, alguns têm potentes carros e fazem-se deslocar nos dias 12 e 13 a Fátima e no Verão para as zonas de praia, onde o Algarve assume lugar privilegiado.

As alterações da lei penal também lhes veio facilitar a vida e assim quase nunca são incomodados. São muito conhecidos até confraternizam quase todos os dias muitos deles na Praça da Figueira, onde um grupo grande almoça.

Pena é que não haja uma sensibilização em termos de poupanças - Uma tarefa para o MF - pois segundo consta os mais velhos poupam pouco porque o álcool consome grande parte do pecúlio diariamente obtido, com tanto esforço, conhecimento e inovação. Os mais novos aplicam o pecúlio já não no álcool, modernizaram-se e então a partir do fim do dia vão aos mercados da droga para alimentar depois a sua noite.

Etiquetas: , ,


2010-08-28

 

Casamento gay não afecta Vaticano ...

É o título de um artigo do Expresso de hoje sobre a condecoração de Cavaco e Sócrates pelo Papa na sequência da intervenção destas autoridades na visita de Bento XVI a Portugal.

Não sei mesmo se não afectou e fico com muitas dúvidas, não em relação ao Presidente Cavaco Silva, mas a Sócrates.

Vejamos. O Papa nomeou o PR Cavaleiro da Ordem Piana e a Sócrates atribuiu as insígnias da Ordem de São Gregório como a Maria Cavaco Silva. A ordem atribuída a Cavaco Silva é a segunda mais relevante do Vaticano e a Sócrates a terceira.

Esta situação estaria bem escolhida, é um problema hierárquico.

Agora não consigo perceber porque Maria Cavaco Silva e alguns ministros condecorados também ficam ao mesmo nível de José Sócrates. A que título? Na hierarquia do Estado onde fica Maria Cavaco Silva e dos ministros não vale a pena comentar, uma vez que se posicionam noutro patamar.

Entendo mesmo que o Papa não desculpa a Sócrates ter avançado com o casamento gay e então aplica-se a correcção, dando-lhe uma condecoração num grande grupo de maralha.

Não faz sentido. O que está em causa é um desrespeito diplomático da Santa Sé face a um Estado soberano que é Portugal. Merece protesto pelo menos pelo lado dos cidadãos portugueses.

Etiquetas: , , ,


2010-08-26

 

Até que enfim ... o Sporting ...

... Lá deu um ar de sua graça.

Foi uma proeza interessante e importante, o Sporting afinal terá acreditado de que era capaz.

Ainda bem. Só espero que este resultado venha dar ânimo.

Entristecido pelo Marítimo. Mas registo e reafirmo. De facto, não acreditava na recuperação.

Etiquetas: ,


 

Mais uma tarde europeia de futebol

Infelizmente, depois do grande desempenho do Braga, só o Porto reúne condições para seguir em frente, pois Sporting e Marítimo deixaram-se apanhar na ratoeira, isto apesar das dicas dos seus treinadores de que tudo é ainda possível e que estão confiantes.

Nenhum deles está certamente convencido daquilo que diz. Só espero enganar-se.

Mas de futebol continuamos com a saga Queiroz. E não consigo entender como é possível que estando Queiroz suspenso, Madail permita que seja o treinador suspenso a escolher o grupo de jogadores para os próximos dois jogos e diz a imprensa: ele escolhe e Agostinho Oliveira assina a convocatória.

Acho tudo isto, se é verdade, indigno. O País por uma questão de honra deveria também suspender o senhor Madail e, em minha opinião, o governo através da Secretaria de Estado do Desporto tem de ter uma posição. Nem que seja formalmente isto não pode ser assim.

2010-08-25

 

A loira perturbante

Duarte Lima deixou-se perturbar no Brasil por uma loira, de forma absoluta.

Aquelas temperaturas e aquele ambiente carioca produzem destas coisas. E, de tal modo, que a Gisele que Duarte Lima terá visto ou imaginado nem a polícia brasileira lá chega. Mas é engraçado, achava Duarte Lima mais perturbável por uma morena. Mas afinal...

Duarte Lima esqueceu o carro alugado, a cor do carro, a agência onde alugou o dito, o café onde esteve no Rio. Tudo, mas tudo mesmo.

E assim é que a polícia brasileira anda baralhada com Duarte Lima. Só vê contradições e alguns devaneios no que ele escreveu, sem a polícia lhe ter pedido. Pelo menos, é isto que nos diz a novela relatada na nossa comunicação social deste verão, onde se trava uma luta para ver qual dos jornais descobre ou inventa um pequeno pormenor, para não repetir o que disse no dia anterior ou o que os outros dizem ou já disseram.

Duarte Lima já tem "passado significativo" nestas coisas de dinheiro, que lhe proporcionam adquirir patrimónios de elevado montante. Duarte Lima alega a Olímpia Feteira terá recebido cheques no valor de seis milhões de euros de Rosalina Ribeiro, certamente de honorários, mas quem duvida!. É tão assim como desconhecer o sítio do aluguer da viatura.

2010-08-22

 

Muita confusão e pouca consistência nas Finanças Públicas

Está a registar-se um descontrolo nos gastos públicos. É pouco compreensível que a despesa pública venha a aumentar ao ritmo que tem acusado.

Um aumento de 5,7% é demasiado elevado. Apesar da explicação governamental de que esse aumento fica a dever-se a transferências para o SNS e educação, isso não explica tudo. Há aumentos de gastos públicos que a saúde e a educação não explicam. E, por outro lado, há dúvidas de que certas despesas na saúde estejam a ser cobertas e não estejam a aumentar de forma descontrolada (farmácias, hospitais, etc).

A continuar assim as finanças públicas entraram num ciclo vicioso. Necessidade de aumento de impostos ou corte nos apoios de índole social para que o objectivo défice venha a ser atingido. É o que parece subjacente pelo menos nos primeiros anos do PEC. Mas este não pode ser o caminho. Este ciclo infernal não pode ser a base da redução do défice.

Impõe-se uma análise criteriosa e decisões claras e justas sobre a redução das despesas. É a única forma de romper este ciclo vicioso e infernal.


 

Para bem do futebol nacional

O melhor é não inventar coisas e ir resolvendo de forma pronta e ponderada, muitas das que vão surgindo.

A situação da selecção nacional é uma delas e aqui já muito disse sobre isso, indo até um pouco contra a corrente dominante.

Mas hoje venho falar do Nacional/Benfica. O Benfica perdeu e bem porque há um Braccale, barato e bom, que há muito anda a defender o possível mas sobretudo o impossível e uma equipa bem rodada com estratégia de jogo.

Mas não vou na embalagem de condenar o Roberto, o novo guarda redes que o Benfica adquiriu de forma milionária. Não, o Roberto não foi o culpado de ontem da derrota. Foi tão bom como um David Luiz ou oLuisão ou como outro qualquer jogador do Benfica, excepto talvez o Fábio Coentrão que já está a jogar ao seu nível.

Não vamos condenar o Roberto agora por tudo. O Benfica ainda não se reencontrou. Está na sua onda e pode não se encontrar para mal de boa gente que pensou que ganhar um campeonato era o início de uma carreira triunfante.

Não arranjar culpados únicos onde não os há e reonhecer que as falhas se situam a diferentes níveis equipa técnica e jogadores. E já agora os senhores comentadores podiam ver um pouco mais longe. ...


2010-08-20

 

Para bem da selecção nacional

O desfecho do caso Carlos Queiroz só pode ser um: a demissão, para serenar o ambiente da selecção e do futebol português.

Carlos Queiroz, independentemente do seu valor, não demonstrado no comando da selecção, sob nenhum prisma: criou problemas com vários jogadores, criou problemas com elementos do corpo directivo, não conseguiu pôr a selecção a jogar futebol digno desse nome, não reúne as condições para continuar seleccionador ou então mexidas serão necessárias no elenco da direcção.

Não é possível haver um bom relacionamento entre Queiroz e a Direcção, onde há gente a quem Queiroz considerou ser a cabeça do polvo dos que estão contra ele.

A continuar tudo como está, teremos as águas moles tão do costume neste país.

Etiquetas: ,


 

A projecção política de Lula da Silva

A candidata apoiada pelo Presidente Lula da Silva, Dilma Roosseff leva de vencida em todas as sondagens mais recentes o candidato da oposição, José Serra, um político que já foi quase tudo no Brasil, ministro, deputado, governador de São Paulo.

Dilma nunca se submeteu a nenhuma eleição. Só mesmo o apoio de Lula a projecta para a posição de sair vencedora.


2010-08-19

 

A herança Feteira

Os segredos desta herança dão uma muito rica telenovela luso brasileira.

Tem política q.b; amores e desamores q.b; tentativas de trapaças q.b e até já tem uma morte. E nem chegamos ao cair do pano.... pelo que mesmo o fim está lá num horizonte longínquo

Tem vários actores vivos com possibilidades de fazerem um papel robusto neste do mundo dos negócios "mafientos".

É só avançar com o dr. Duarte Lima a ter um lugar de topo garantido.


2010-08-18

 

As "escutas ao Presidente" de novo na ribalta

José Manuel Fernandes aparece hoje no jornal I a relembrar uma das páginas mais negras da Presidência de Cavaco Silva.

Nesta fase de pré anuncio de candidatura, o Presidente certamente não ficará satisfeito em reavivar a manchete do Público de há um ano, uma história que o obrigou a demitir um dos seus homens de confiança e a ter que falar ao País para explicar o que, de facto, não conseguiu explicar, certamente Ele saberá das razões que a nossa razão desconhece.

Moral da história: há aniversários que não se devem comemorar em público.

Etiquetas: ,


2010-08-16

 

Situação do Turismo na Madeira

Uma terra onde o Turismo continua a ser tudo ou quase - em termos de economia -encontra-se, por isso, em situação difícil porque o sector turismo atravessa uma fase crítica. Mas, a interrogação que deixo é se o turismo está a correr na pista certa?

Por agora deixo esta questão para gente mais sábia, embora me pareça em termos de cenários de desenvolvimento que esta discussão é determinante, sob pena de um futuro pouco promissor para a Região.

E o panorama para que apontam os últimos elementos oficiais do Governo Regional, deixa-nos muito inquietos e preocupados.

Em 11 de Agosto, a Direcção Regional de Estatística embora com resultados preliminares, afirma que "as primeiras estimativas da actividade turística da RAM relativas ao mês de Junho de 2010 apontam para um decréscimo de 14,5% nas dormidas em relação ao mês homólogo". No conjunto do País, a quebra registada foi de 2,3%.

Os proveitos totais aproximaram-se de 19,2 milhões de euros. Menos 15,6% que no mês homólogo de 2009.

Se a isto se juntar a quebra muito significativa dos proveitos por quarto não será preciso acrescentar muito mais para que a conclusão seja: a situação é bastante preocupante.

As autoridades responsáveis não podem deixar de dar atenção a este processo que se vem arrastando no tempo.

Etiquetas: ,


2010-08-15

 

Ainda agora começou a novela do treinador

Carlos Queiroz conseguiu juntar uma série de "gente fina" para apoiá-lo.
Não sei o que essa gente foi depor pois praticamente nenhum deles estava no local das altercações. Donde a presença dessas pessoas foi só mesmo para impressionar.
Carlos Queiroz não devia ser mais seleccionador não por essas altercações que não sei medir as consequências, embora já aqui comentei considero-as muito feias assim como os empurrões com o jornalista de desporto, mas porque não pos a selecção ajogar futebol e pelos problemas que criou com vários jogdores.

Etiquetas: ,


2010-08-13

 

Os incêndios e o impacte na economia portuguesa

Não conheço nenhum estudo bem fundamentado sobre o impacte dos incêndios na economia do País. Um estudo quantificado. Quanto custa ao erário público? Quantos empregos se destroem? Quanto se deixa de exportar? Quanto se tem de importar? Que riqueza perde o país? E quanto cada cidadão atingido e, são muitos, perde e fica mais pobre? Mas deve haver certamente e a ignorância é minha.

Não havendo era bom que alguma Universidade o fizesse e que fossem disponibilizadas verbas com esse fim. Um estudo monitorado.

Mas mesmo sem isso, porque se trata de uma situação repetida cada ano, em que cada ano se perde muita riqueza, alguma pouco mensurável como a de cariz ambiental e, vidas inclusive, não consigo perceber, porque os incêndios só vêm ao de cima no Verão.

Não percebo porque o país, os governos não têm uma aposta credível e consequente para evitar o mais possível esta dimensão.

HÁ planos para as energias renováveis, há planos para tanta coisa e alguns até funcionam, porque razão não um plano global para combater os incêndios? Não se percebe nem compreende!

Dir-me-ão, nas energias renováveis há os grandes grupos e é fácil. E nos incêndios não há grandes grupos? As celuloses não estão interessadas no combate aos incêndios? Normalmente só tem incêndios vindos de fora, porque sabem tratar as suas explorações.

O que francamente acho é que a coordenação entre Ministérios não funciona. E se não funciona tem de ser o PM a impôr necessariamente essa linha de acção.

É difícil mas tem de ser.

Etiquetas: ,


 

O País em chamas

Desde esta madrugada, os incêndios também começaram a atingir a Madeira. E já chegaram ao cimo mais alto da Ilha. A coroa do Pico Ruivo foi queimada pelas chamas.

O incêndio que atinge as serras da Madeira, nas imediações do Pico Ruivo, veio do lado do Curral das Freiras, que segundo informações começou às cinco horas na eira do Serrado.

Mas há outros fogos nas zonas do Poiso e na parte alta da Camacha. Esperemos que estes dois fogos não se encontrem.

Hoje começa a festa do Monte, uma festa de grandes tradições que conta sempre com a presença do Presidente do Governo Regional neste momento de férias em Porto Santo. Deveria haver bom senso e os foguetes deveriam ficar em casa, o que não está a acontecer ou pelo menos não aconteceu durante algum tempo.

O Funchal está encoberto numa mancha de fumo estando a cair fuligem nas ruas da cidade.

Etiquetas: ,


2010-08-12

 

Cândida Almeida e os dois Procuradores Freeport

Há indícios de que a declaração de coesão entre os três, publicitada ontem, aponta para uma saída próxima: o regresso dos dois procuradores à base, a saída do DCIAP.

Será, não será? Como dizia ontem aqui, algo esteve na origem dessa movimentação: uma certa cosmética, a defesa corporativa da classe e acrescento agora algum entendimento de relacionamento depois dos cacos partidos.

Nada disto serve à justiça portuguesa. Nem revisões de poderes da "rainha de Inglaterra" acrescenta qualquer coisa de útil. Nem apelos à intervenção do Presidente da República.

O problema não está aí. Está nas pessoas designadas para exercerem os cargos. São precisas pessoas com estatura humana, moral, política, capazes de interpretar as leis em favor do bem público e que não se deixem enrolar em jogos de influência e impulsionem um desempenho sério. Esta é que é a verdadeira questão.

Mais PR, mais PM, mais MJ, sem pessoas capazes nos cargos, por mais brilhantes juristas que sejam, não leva a lado nenhum.

2010-08-11

 

Cândida Almeida em choque com Pinto Monteiro?

Uma ilação possível. Provável? Ver-se-á.

Este documento conjunto Cândida Almeida e os dois procuradores do caso Freeport não se afigura inocente. Para além de defesa corporativa da classe "procuradores" e aí está a união apregoada, resta saber até onde vai essa coesão. Tantas insinuações subreptícias a Cândida Almeida, por parte dos procuradores não deixou mossa?. Desapareceu Como? Ou não existiram tais insinuações?

Em causa foi posta a hierarquia da PGR ou também não?

Vamos esperar.

Etiquetas: ,


2010-08-10

 

Desiludido com Luís Figo

Esperava de Luís Figo melhor, mais coerência no mínimo. Esperava que não se metesse nesta embrulhada de Carlos Queirós, que só acontece, porque temos um Madail na Federação e Madail's, infelizmente, há muitos neste país. Porquê Madail?

Porque é uma pessoa nem carne nem peixe. Fez um mau contrato desportivo com Queirós, não estabelecendo objectivos como se Queirós fosse um Deus. Não foi, não é, já tinha provado que não era. Daí que os objectivos no contrato eram fundamentais, desde resultados a jogar futebol. E Nada disto aconteceu.

Além disso portou-se de forma pouco digna. Grave ou não, não sou eu que tenho de avaliar.

E agora Figo metido com Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira e a contemporizar com uma posição que defendeu de que não queria jogadores "nacionalizados" na selecção. Quem é que incitou o Liedson a naturalizar-se? Não estou de acordo com o Figo nesta posição. Mas onde está a coerência? Amizade com Queirós? Certo. Só que amizade não é jeito. É amizade. Mete pena. Enganei-me. Mais uma desilusão, embora possa bem com ela.

Apesar de tudo, como a situação se arrasta, quem perde é o País que tem um jogo de apuramento em breve. E aqui entra de novo o Sr: Madail que tudo arrasta, sem pejo de prejudicar, já prejudicou, o País desportivo.

Etiquetas: , ,


2010-08-09

 

Ainda de volta ao caso FREEPORT

Lendo as entrelinhas da "nossa" comunicação social, fica a impressão de que se pretende que a situação continue nebulosa para fazer correr a tinta. Por outro lado, não aparece informação credível que nos leve a ter uma ideia objectiva do processo.

Por outro lado ainda, deixou de falar-se do que esteve na origem de tudo isto a carta anónima e da segunda carta anónima que afinal era a mesma e o "cento de informação conhecido da Aroeira" que fabricou a informação inicial. Não esquecer que um dos elementos deste centro foi/era assessor de Santana Lopes enquanto PM. O processo já vai longo e "esta parte é desanexada da história comunicacional".

Entrando de novo no assunto actual. Veio ao de cima que os erros processuais são muitos. Veio ao de cima que alguns procuradores desconheciam até certos artigos legais que eram básicos na investigação. Veio ao de cima que Lopes da Mota, quando "cai em desgraça" acusado de pretender influenciar o processo de investigação pelos seus dois colegas, não é recebido pelo PGR e que o homem até sabia dos erros processuais. Veio ao de cima que os dois procuradores do processo andaram a dizer mal aos investigadores ingleses dos seus superiores hierárquicos. Começa a vir muita coisa ao de cima que em nada dignifica ninguém.

Assistimos a um jogo complexo de interesses em que os operadores directos deste caso da justiça ficam arrasados por completo em que nem o básico dominavam.

É triste e muito nefasta para o País esta imagem.



2010-08-07

 

Um Porto-Benfica

Para um interregno na novela infeliz do MP, tivemos um Porto-Benfica em Aveiro.

Na minha declaração de interesses como adepto do Sporting, gostava de dizer que o Porto ganhou bem, o que pode ser um bom indício para um campeonato interessante.

Não gostei da arbitragem que poupou duas expulsões ao Benfica. David Luis por agressão só levou amarelo o que, em parte alguma, se entende esta decisão e a Aimar foi poupado o segundo amarelo.

Sob este aspecto é mau pois pode indiciar uma certa tendência para beneficiar os mais fortes como é costume no futebol e na vida nacional.

2010-08-05

 

Partiu-se a loiça toda

Era de esperar que a guerra se "globalizasse" no Ministério Público, depois da entrevista ao DN de Pinto Monteiro.

Como diz Garcia Pereira "só falta um dia destes, o SMMP (sindicato do Ministério Público) ir prender o procurador-geral da República".

Talvez seja útil esta ruptura para que a justiça portuguesa comece a reerguer-se. Que os cacos "reunidos" produzam alguma coisa de bom.

Não sei se as pessoas têm a percepção da grande importância do mau funcionamento da justiça para a economia de Portugal. Segundo estudos sólidos e bem fundamentados, esse mau funcionamento é a causa de quebras no PIB da ordem de 2%.

Já se pensou em quanto esta situação crónica, de muitos anos, se repercute tão negativamente na taxa de desemprego, no montante da dívida pública e no défice orçamental?

Resumindo já se pensou quanto todos os anos o povo português perde em termos de poder de compra por a justiça funcionar tarde e mal?

No entanto os actores de Justiça continuam a ganhar bem para o desempenho que têm. Se ganhassem bem e produzissem seria óptimo. Assim, deveriam ser os próprios actores os primeiros a se empenharem numa mudança profunda de tudo isto.

Não podemos, nós cidadãos, continuar a permitir que esta situação se arraste indefinidamente.

2010-08-03

 

Pinto Monteiro tem razão em "meia verdade"

Pinto Monteiro tem razão (é a sua meia verdade) em dizer que, no Ministério Público, vigora um simulacro de Hierarquia e, neste contexto, manda tanto como a rainha de Inglaterra ou no dizer do bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, nem isso. Toda a gente vê. Procurador Geral, Procuradores Gerais Adjuntos, Procuradores Gerais Distritais fazem de conta.

Mas era bom que o Senhor Procurador não caísse em contradições, consoante as circunstâncias. Não há muito tempo afirmava que estávamos em termos de Ministério Público, no melhor dos mundos. Portugal até tinha o mais autónomo na Europa.

Em que ficamos, afinal?

Sendo mais objectivo, a questão, no meu entender, situa-se ao nível do próprio Ministério Público, ou seja, ao nível de quem o orienta, de quem o gere e não no seu estatuto. É claro como água para toda a gente que o sindicato é um lobby ao serviço de muita coisa e que tem muito poder. Mas só porque lho deram. E a forma como o Ministério é gerido só lhe dá trunfos para ir ampliando esse poder e contrapondo todos os mecanismos para "impedir" o funcionamento da Hierarquia.

Alguma vez se viram resultados de inquéritos dignos desse nome? Os procuradores são independentes, mas não têm que cumprir uma deontologia profissional? Para o leigo atento parece estarmos perante uma classe em que não há regras. Quem consente isso? É o modelo?

Apelar para os governos e oposições sejam quais forem, mas qual a proposta?

Agora a continuar assim, o Ministério Público está a assinar a sua sentença de morte.

Uma provocação final. Mas será mesmo preciso?

 

Estado da Democracia

Avaliação do “Estado da Democracia” é negativa

O Índice Vox Populi revela que a avaliação, feita pelos portugueses, do “Estado da Democracia”em Portugal, é negativa, enquanto a expectativa de evolução é “neutra”.

Um dos indicadores que integram o Índice Vox Populi, recentemente publicado pela Fundação Vox Populi em parceria com a Marktest, é o “Estado da Democracia”. Em cada vaga se pergunta aos portugueses como é que eles classificam o Estado da Democracia, conceito que , para esta finalidade, se define através da seguinte frase:

“Portugal é um país democrático. A qualidade e força da democracia avaliam-se pela qualidade dos dirigentes partidários e dos governantes: pela qualidade das leis que produzem, pela ética do seu comportamento, e ainda pelo grau de participação activa dos cidadãos na vida pública...”

Apresentado o conceito, pede-se aos entrevistados para classificar o Estado da Democracia, utilizando uma escala, convertida para uma classificação entre 0 e 20 valores. No final, calcula-se a nota média, tomando em consideração apenas as opiniões expressivas, que se inclinam para uma apreciação positiva ou negativa, eliminado as posições “não sabe” e “não responde”, e as opiniões neutras.

A média, referente ao primeiro semestre de 2010, apresenta-se no quadro seguinte, calculada para o total da amostra e para os diferentes estratos que a compõem. No quadro apresenta-se também qual a expectativa de evolução do indicador, calculada pela diferença entre os que dizem que vai “melhorar” (positiva) e os que dizem que vai “piorar” (negativa).

Nota média (1) atribuída ao “Estado da Democracia”, ventilada por Sexo, Idade e Status Social



escala

0-20

Perspectiva

Futura(2)



valores

%

Total


7,3

-0,5

Sexo

Masc

7,5

-0,3


Fem

7,1

-0,7

Idade

18/24

8,6

-1,4


25/34

7,0

8,0


35/44

6,7

-5,4


45/54

7,2

-5,4


55/64

7,2

-2,7


65 e mais

7,7

2,1

Região

Gr. Lisboa

6,9

2,8


Gr. Porto

7,1

2,2


Lit. Norte

7,7

0,3


Lit. Centro

7,0

1,1


Int. Norte

7,7

-4,4


Sul

7,4

-4,9

Classe Social

A/B

7,2

0,0


C1

7,5

3,3


C2/D

7,3

-2,7

Fonte: findação Vox Populi; Marktest 1º semestre 2010. Conceitos e metodologia em www.fvp.pt

(1) Calculada com base nos que exprimiram opinião diferente da neutra

(2) diferença percentual entre os que acham que o “Estado da Democracia” vai “melhorar” e “piorar” : Entre -10% e +10%,o Outlook é neutral.

A leitura do quadro permite concluir que os portugueses dão, em média, uma nota negativa de 7,3 valores ao “Estado da Democracia”, que é uma nota próxima da nota média que é atribuída ao Estado da Nação.

Neste quadro não se detectam diferenças significativas entre as notas atribuídas pelos diferentes estratos. Mas podemos realçar a classificação atribuída pelos mais jovens (18-24) anos que atribuem uma nota superior à média (8,6 valores), a mais elevada de todas.

Em termos de perspectiva de evolução deste indicador, a conclusão é de que ele é estável ( a apreciação da evolução futura deste indicador mostra que as opiniões entre o “positivo” e “negativo” se equilibram, o que demonstra um outlook neutro).


This page is powered by Blogger. Isn't yours?